UltraleveBH.com.br - Curso de Pilotagem de Ultraleve

Contato: (31) 3786-6401 (31) 9883-2680 / (31) 9207-6401 - email: contatolusa@yahoo.com.br

Cursos oferecidos

Para fazer as aulas práticas, o aluno precisa se associar à ABUL (Associação Brasileira de Ultraleves) e receber uma carteira de piloto-aluno (validade de 6 meses). Também será exigido um exame médico (CMPU - Certificado Médico de Piloto de Ultraleve), baseado em um exame de aptidão psicofísica que poderá ser feito por um médico local credenciado pela ABUL. A validade do CMPU é de 2 anos.


Curso de Piloto Recreativo (CPR) - validade do certificado de 3 anos


Composto de uma parte teórica e uma prática. O objetivo é habitilar o piloto para o vôo dentro do espaço aéreo controlado e para o domínio da navegação e da fonia. A idade mínima permitida para o vôo-solo e habilitação é de 18 anos.

Teórico

O curso teórico é realizado no Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, e tem duração aproximada de seis semanas. As aulas acontecem durante a semana, no período da noite, e também nos finais de semana, durante o dia. O curso é baseado no Manual de Conhecimentos Teóricos para Ultraleves publicado pela ABUL. A grade obrigatória é composta das seguintes matérias:
As provas teóricas são efetuadas em Carlos Prates segundo a disponibilidade da turma, durante a semana e no período da noite. A banca é supervisionada por um agente devidamente credenciado pela ABUL/ANAC.

Prático

O curso também é composto de aulas práticas de navegação e fonia, ministradas pelos instrutores da Escola no Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, e tem como exigência mínima a carga de 30 horas de vôo, com pelo menos 2 navegações completas. As horas necessárias de vôo variam de aluno para aluno, ficando a critério do instrutor a liberação do aluno para o vôo-solo de navegação e o cheque final. A escola possui checadores credenciados. As aulas são dadas durante toda a semana, de segunda a domingo, no período do nascer ao pôr do sol, de acordo com as condições meteorológicas para o vôo visual. O ultraleve não faz vôo noturno e por instrumentos em nenhuma hipótese. O fato do  Aeroporto Carlos Prates ficar dentro de uma terminal controlada traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento do aluno. O equipamento utilizado no curso é um ultraleve avançado Bravo 700.

Noções iniciais de vôo  para os que desejam seguir na carreira de PP e PC (Instrumento)